terça-feira, 30 de abril de 2013

30 de abril - DIA NACIONAL DA MULHER!





Mulheres de todas as raças, de todas as cores, de todas as idades, de todos os credos do NOSSO BRASIL.

A Lei 6.791/1880 criou este dia, que foi sancionada pelo Presidente João Batista Figueiredo, após a mobilização de 300 mulheres em 1972 por acharem oportuno ter um dia só nosso.

Por que esta data:

JERÔNIMA MESQUITA, nascida em Leopoldina, MG, em 30 de abril, foi uma enfermeira, líder feminista, exerceu diversas atividades sociais de grande relevância para o nosso país.
De origem abastada e aristocrática, pôde ter acesso à educação e à cultura. Filha do Conde e Barão de Mesquita, títulos concedidos pelo Imperador D.Pedro II, como reconhecimento por libertar os escravos antes da Lei Áurea e outros feitos.

Era costume para a época, educar os filhos na Europa, foi o caso de Jerônima.
Quando da eclosão da I Guerra Mundial, Jerônima ingressou na Cruz Vermelha de Paris e posteriormente na Suíça. No Brasil, participou da Fundação da Cruz Vermelha, organização que dava assistência aos doentes e refugiados de guerra; dos Pequenos Jornaleiros, entidade para os meninos órfãos e da Pró-Matre, instituição para gestantes carentes.

Laços de estreita amizade com Bertha Lutz e Stela Guerra Duval, consolidaram a atuação na luta pelos direitos da mulher. Foi uma das fundadoras da FEDERAÇÃO PELO PROGRESSO FEMININO (FBPF), em 1922. Lutou pelo VOTO FEMININO, participando em 1932 deste movimento. Com mais duas companheiras, em 1934, lançaram um manifesto à nação, Manifesto Feminista.

Aos 29 anos foi responsável pela fundação do Movimento Bandeirante no Brasil, em 1919. Em 1934, com um grupo de companheiras,  fundou o CONSELHO NACIONAL DAS MULHERES (RJ).

Por ter dedicado grande parte de sua vida ao Bandeirantismo, foi condecorada com o Título "OFICIAL DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO" conferido pelo Presidente da República, recebeu a ESTRELA DE HONRA, a maior condecoração Bandeirante e o TAMIR DE PRATA, maior distintivo Escoteiro do Brasil.

Após a mobilização de 300 mulheres, em 1972, por acharem oportuno ter um dia nosso, além do Dia Internacional da Mulher, foi criado este dia por ser o dia do aniversário de Jerônima Mesquita.

Jerônima Mesquita é Tia-Bisavó da Poeta Sissa Schultz.
 
FELIZ DIA NACIONAL DA MULHER!



Nenhum comentário:

Postar um comentário